segunda-feira, 10 de setembro de 2012

O primeiro dia da B.

Amanhã será o primeiro dia da Bárbara no infantário. Tudo o que vou dizer a seguir, já o repeti umas quantas vezes, para tentar perceber se é a coisa certa. Eu sinto que é.
Esta foi uma decisão que ponderei muito e muito bem. Estando eu em casa, fui deixando o tempo passar até me decidir, porque adoro acompanhá-la no seu crescimento e assistir a todas as suas pequeninas evoluções. Porque adoro estar com ela.
Mas chegou a uma dada altura em que precisei de me dedicar mais ao trabalho, precisava de tempo para tratar das roupas dela, das nossas, da nossa casa. E as mãos começaram a não chegar, e mesmo a ajuda dos meus pais, era preciosa, mas não era suficiente. E foi aí que o infantário começou a ser uma opção. Opção não era estar em casa meia entretida, comigo a tentar dividir o tempo entre as mil coisas que preciso de fazer e ir dar com ela a 2 cm da televisão, ou a brincar com o telefone, ou com o iPad, ou com o comando. Olho para ela e não é isso que desejo.
Como mãe, preciso de tempo. Para mim, para me cuidar, que também tenho que estar bem para cuidar bem da minha família. Para cuidar da casa que é nossa, dos cantinhos da minha bebé. E para me realizar como pessoa, como profissional.
A Bárbara também precisa de tempo. De qualidade, comigo. Sem que eu tenha a cabeça cheia de preocupações e de prioridades baralhadas. Precisa de mim disponível. E precisa de fazer as coisas que as crianças da idade dela fazem. Actividades giras, aprendizagens, novas convivências. 
Se me vai custar amanhã levá-la ao colégio e provavelmente deixá-la a chorar e a sentir-se abandonada? Horrores.
Mas o meu lado adulto e realista diz-me que ela vai demorar uns dias, mas vai adaptar-se e ser muito feliz. Eu vou zelar por isso.
Enquanto viver, estarei sempre aqui para ela.

3 comentários :

  1. Acho que fez tão bem, tão bem, concordo inteiramente, tudo vai ser muito melhor para todos, sem dúvida!

    Só espero que não apanhe muitas doencitas chatas de iniciação à escolinha... se for o caso, faz parte, mas ainda está tanto calor, pode ser que escape e entre com os dois pés bem direitos!

    Felicidades e que tudo corra muito bem. Vai correr!

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo muito bem! É uma fase nova e acredito que seja mesmo muito bom para eles. A F. vai esta semana também e tenho em crer que me custará mais a mim que a ela.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Obrigada! Eu acredito que sim! Quanto às doenças, acho que prefiro que ela as apanhe agora que mais tarde... falo das varicelas e afins.
    Vai fazer-lhe muito bem, ela é uma simpática, tem mais é que conviver!
    Beijinhos

    ResponderEliminar