sábado, 16 de março de 2013

Na minha cozinha #1

Ando cheia de vontade de partilhar os meus pensamentos acerca da comida, de alimentação, de gadgets que nos facilitam a vida na cozinha, de falar de sítios onde se come bem. Eu adoro comer, adoro cozinhar, adoro partilhar e ando farta de pensar nisto, vai daí parece-me um bom motivo para escrever de vez em quando, não acham? 
Como já disse adoro comer. Mas odeio o excesso de peso. Adoro cozinhar, mas odeio passar horas e horas na cozinha. Mas gosto de ter tempo para cozinhar. Para mim uma boa refeição é saborosa, barata e rápida. Ando sempre à procura disso. Ah, e saudável. Muito importante. E diferente. Não gosto de sujar muitas panelas, nem de fazer processos muito complicados, nem de pesar e medir tudo. Gosto de entrar na cozinha impecável, acender as luzes, juntar os ingredientes. Gosto de ir provando e de ouvir boa música, adoro ouvir solos de violoncelo. Por fim, gosto de alimentar as minhas pessoas e de as ver comer com vontade.
Gosto cada vez mais de saber o que como, de ter consciência do que ponho na mesa, em termos de nutrientes, ou da origem do peixe, da carne, dos ovos, dos legumes. Preocupo-me em comprar fresco, nos sítios de confiança. Prefiro comer fora menos vezes, mas ir a sítios onde sei que vou adorar a comida ou a decoração, ou a vista, de preferência as três.
Ouço e leio mesmo muita gente a dizer que não gosta de cozinhar. Eu também não gostava, enquanto tudo o que eu sabia fazer era arroz e grelhar bifes. É um bocadinho como uma pessoa que não gosta de ler. Não acredito que as haja. Acho que há um tipo de leitura para cada pessoa, assim como há um tipo de cozinha. Falo por mim, quando me vi mais à vontade no meio das panelas fiquei a gostar e a querer saber mais.
Não sei se há por aí alguém com pachorra para vir aqui ler sobre isso. Mas a verdade é que quando consigo cozinhar um prato delicioso que vi a Nigella fazer, que me demorou 15 minutos (mesmo 15 minutos), só me apetece gritar ao mundo. E posso fazê-lo aqui. E vou fazê-lo aqui. Breve breve.



Facebook do Vestido, aqui.

3 comentários :

  1. Só para que saibas: EU tenho pachorra para ler o que vais escrever sobre cozinha. E o que já escreveste. Eu nem sei se gosto ou não de cozinhar. Já o fiz, agora não o faço.... tenho esperança de que, quando precisar muito de o fazer, os meus genes mostrem a sua fibra. Não o digo porque sou crente.... mas porque sou bióloga e sei que herdei genes muuuuuuuuuuuuuuito bons a cozinhar ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto muito de cozinhar.
    Mas às vezes canso-me, como acontece com tudo o que se faz por obrigação. Sim, porque podemos gostar mas não apetecer todos os dias, não é? Mas com crianças não dá para escapar.
    Partilha lá a receita dos 15 minutos ;)

    ResponderEliminar