terça-feira, 17 de setembro de 2013

Due date


Bem dizia a enfermeira Júlia que me dava umas poucas semanas até esta gravidez me começar a pesar. E pesa literalmente, curiosamente não no meu peso, mas no meu corpo. E tudo aquilo que só senti no final da primeira gravidez, sinto-o agora, a meio caminho. Dores imensas na lombar, dores no fundo da barriga e pés inchados no final do dia. Se estou sentada umas horas a trabalhar, sinto-o. Se ando bastante a fazer umas compras, ou se ando na brincadeira com a pequena, sinto-o. O corpo, digo. E de noite, as insónias.

Chego a casa e fecho a porta já sem aguentar colares, pulseiras, sapatos, a própria roupa. Preciso de me pôr imediatamente confortável, relaxar cinco minutos no sofá, levantar as pernas e fechar os olhos.
Paralelamente a estas "dores", penso, planeio muito e apetece-me fazer. Ando sempre de caderno atrás a apontar ideias, o que falta, o que é prioritário, porque já me falha a memória e parece-me tudo complicado. Quando a Bárbara nasceu, estávamos temporariamente em casa dos meus pais e tive muito apoio, não tinha que me preocupar com refeições, nem com roupa, nem com nada que envolvesse a casa. Pude dedicar-me em exclusivo à minha bebé, à minha recuperação e à minha adaptação à maternidade. Desta vez... será bem diferente, não necessariamente pior. Por isso dou por mim a pensar em menus de refeições que possam ser feitas em 15, 20 minutos, meia hora. One pot meals em 15 minutos, é possível? E que o Daniel possa fazer. Aliás, toda a organização que tenho feito em casa é feita a pensar nele, de forma a que se consiga orientar sem a minha ajuda ou sem a minha presença, desde as roupas da Bárbara, a tudo o que possa precisar quando eu não estiver a postos para socorrer. Tenho-lhe explicado como se trata da roupa, como se escolhem os programas de lavagem da máquina da roupa, a separar por cores, a sistematizar as lavagens. E tantas outras coisas.
Daqui a uns meses será altura de seleccionar e lavar roupas pequeninas, comprar o que falta, pensar nos produtos, preparar a casa, o quarto. Preparar a irmã. Preparar-me. Preparar-nos. E esperar pelo dia 2 de Fevereiro de 2014.

2 comentários :

  1. Ele há coisas...como se costuma dizer! A vida faz-se de encontros e desencontros, de coincidências, de acasos e de situações que não têm (e não devem ter explicação). E agora, ao fim de toda a historia tua e da Ana, que depois de tudo ainda não se conhecem, dizes-me que a previsão é dia 2 de Fevereiro..Tão somente como o dia de anos dela :)*

    ResponderEliminar
  2. Oooh, como me diz tanto 2 de Fevereiro. Como Fevereiro será o mês das nossas meninas! Estou mesmo sorridente com estas coincidências.

    ResponderEliminar