domingo, 26 de agosto de 2012

Hora do vitinho report

Porque a blogosfera serve para isto mesmo, para a partilha, e porque muita gente me diz, quando falo dos problemas de dormir cá em casa, "depois diz-me como fazes" ou "depois diz-me se resulta!", decidi ir fazendo um report, um pequeno post que vou tentar que seja diário, ou pelo menos dia sim dia não, para falar das nossas estratégias, das rotinas, e de alterações de planos para conseguir que a nossa pequena durma melhor (e nós também, já agora). 
Como ponto de partida posso já adiantar algumas coisas. 
Depois daquele meu meltdown e posterior descanso reparador, decidimos avançar para um trabalho de equipa mais eficiente. Em primeiro lugar, era preciso pôr a bebé a dormir no quarto dela. A adormecer lá. Mesmo que até acordasse 30 vezes, mas os re-adormecimentos seriam sempre feitos no espaço dela. 
Cada um de nós fica de prevenção à vez. Eu explico. Suponhamos que é a vez do pai. Os dois preparam a bebé para dormir, damos as boas noites, e o pai dá o leite, e adormece a B. Nesta fase não estamos preocupados com a forma como ela adormece. E para já, é ao colo. É também o pai que fica de sobreaviso e que se vai levantar se ela chorar de noite. Assim, a mãe dorme descansada, a saber que o pai tem tudo controlado, e fica também encarregue da muda da fralda e do biberão da manhã, para o pai poder então descansar. 
Na noite seguinte é a vez da mãe e é o pai que dorme despreocupado. Assim, cada um de nós descansa mais um bocadinho, para irmos tendo resistência para levar o nosso plano por diante.

Nas duas últimas noites, foi isto que se passou. E correu bastante bem. A B. acordou uma vez, esta noite nem lhe peguei, tapei-a, voltei a dar-lhe a chupeta e fiquei ao lado dela, até voltar a adormecer. Dormiu das 22h às 4h e depois até às 8h. Nada mau.
Não queremos que isto se transforme num bicho de sete cabeças, let's take it easy. Não podemos querer tudo de uma vez, é pedir de mais. A nós, e à nossa filha. Por isso vamos em pequenos passos. Pequenas mudanças que vão fazendo toda a diferença.

1 comentário :

  1. Comprei o livro :) Aliás, comprei aquele mais o grande livro dos medos e birras! Já o estou quase a acabar e achei mesmo muito importante lê-lo. Com tempo e paciência, que admito que por vezes se esgota, acredito que a coisa encarreire. Assim como a B. há-de voltar a dormir bem para vocês também dormirem bem! Muito obrigada pela partilha e pelos teus reports! Um grande beijinho

    ResponderEliminar