terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

...

Eu juro que já não percebo nada. 
As noites estão cada vez piores. A B. acorda várias vezes, e eu não ando a dormir bem. Ultimamente já não é como dantes, em que mal a deitava eu própria também adormecia quase instantaneamente. Agora dou voltas e mais voltas na cama e tenho visto o dia a nascer. Mas também é porque me farto de dar voltas à cabeça. Como é que uma bebé que desde os dois meses me dormia a noite toda, agora acorda de duas em duas horas? Já perguntei isto, eu sei. Mas ando determinada em perceber o que se passa.
E ontem fiz uma série de experiências todas elas dirigidas a proporcionar-lhe uma noite de sono inteira.
Apesar de só tomar café de manhã, para não afectar a mamada da noite, ontem não tomei. 
Certifiquei-me que ela se alimentava bem durante o dia. Dei-lhe de mamar à noite, bem demorado. Dei-lhe um supositório de benuron. E nada. Agitou-se toda, e passados dez minutos de mamar, tive que lhe mudar a fralda. Dúvida de mamã inexperiente, fiquei sem saber se o supositório ficou "assimilado". Depois choramingava sempre que apagava a luz. Até que adormeceu por volta da 1 da manhã. 
Devo dizer que a par destas odisseias nocturnas (ou noturnas?), os sonos do dia andam muito desacertados. Em alguns dias é muito fácil pô-la a dormir às 11.30, depois às 14.30, depois às 18.00. Noutros dias... é para esquecer. E ontem, depois do banho, que agora dou antes do jantar, adormeceu, assim, sem aviso prévio. Eram 19.00, hora de jantar. Acordou às 21.00, resolvi já nem dar o peixe e dei-lhe uma papa mais leve.
Eu não consigo perceber o que é que está aqui a falhar. Ou seja, saber sei, mas não consigo dar a volta à coisa. Tento ajustar as rotinas, experimentar, ver como é que ela se sente melhor.
Continuando a saga nocturna (ou noturna?), acordou por volta das 4 da manhã, dei-lhe mama, mas contrariamente ao costume (again...), não voltou a adormecer. E esperneava, e esperneava e choramingava. Era muito cedo para lhe dar outro benuron.
O marido (que ainda não tinha dado sinal de vida), entretanto acordou com a minha voz a tentar que ela se calasse e enervou-se logo, e eu enervei-me com ele e foi um trinta-e-um. E ela despertou de novo. Eu acho piada quando me levanto 5, 6 vezes numa noite, acendo a luz e ele não dá sinal, mas se acorda, de repente há toda uma série de medidas drásticas a tomar, às quais não acho piadinha nenhuma. Em vez de, com calma, tentar perceber o que raio se passa para a bebé não sossegar. Muito sinceramente sinto-me bastante triste com estas coisas. E desamparada. Porque não sei por onde começar, para tentar que tudo volte ao normal, se se justifica marcar consulta por causa disto, ou se espero pela consulta dos 9 meses, em Março. Mas não sei se aguento mais um mês disto.
E não há cá ilusões, por muita colaboração que haja, quem se lixa sempre é o mexilhão, que é como quem diz, a mãe. Não estou a queixar-me do meu papel, que adoro, que não trocava por nada deste mundo, mas se há coisa que detesto, é já estar exausta e insegura e ainda virem com enervanços para cima de mim. Não há pachorra. E santa paciência, a minha filha tem 8 meses. Não acredito que não durma porque simplesmente não lhe apetece. Há qualquer coisa que se passa. Sejam dentes, seja fome, seja calor, seja frio, seja o que for.
Por acaso, já bem mais tarde, dei-me conta de que ela estava com as costas transpiradas e vesti-lhe outro pijama. Deve ter dado resultado porque adormeceu. Eram 6 da manhã. Eu voltei a adormecer uma hora depois. Quando acordou deu-me o maior sorriso. God... é o melhor do mundo. E quando me lembro disso, o meu dia vai ficando, aos pouquinhos, mais e mais alegre. E até com esperança de que hoje seja um bocadinho melhor.

4 comentários :

  1. querida como te compreendo. andei a queixar-me meeseeees na net sobre isso, porque a minha mãe me dizia que me ficava mal andar a queixar-me no real world... agora as coisas estão melhores e nunca percebi a causa do acordanço de hora a hora. Bom, resta-me divagar sobre a little B. Serão os dentitos? Ou perhaps pesadelos? (o meu ainda berra duas vezes por noite com pesadelos). Ou será que está excitada com alguma coisas nova que aprendeu a fazer (gatinhar, rebolar) e quer praticar? Ouvi dizer que isso sucedia nesta fase...

    ResponderEliminar
  2. Oh querida, ia dizer-te o que a Ana já disse entao só te faço uma perguntinha...
    a quanto tempo ela esta assim?

    Tenha calma e, penso eu, não deve ser caso para ir ao medico...

    ResponderEliminar
  3. Será que ela tem fome? Desculpa, mas é a única coisa que me ocorre de repente...

    ResponderEliminar
  4. É mesmo só para te deixar um beijinho como consolo enquanto não passa. Já te disse que aconteceu o mesmo com o meu P. e que acabou por passar. Também já te disse que o próprio pediatra não tinha fórmulas para isso e que se limitou a dizer-me algo como agora te estou a dizer. No meu caso era seguramente fome, mas depois de tudo voltar ao normal, num ou noutro dia regressaram os choros a meio da noite, talvez só por mimo. O que sempre fiz nessas situações foi deixá-lo chorar, por muito que me doesse a alma, por muito que me apetecesse pegar no pequeno e trazê-lo para a minha cama, tentei sempre que acabasse por adormecer. Chegou a chorar cerca de 40 minutos, com apenas pequenas pausas (vou lá de 5 em 5 minutos). Aproveitava o facto de não conseguir dormir para antecipar o meu banho matinal para as 5 da manhã, para estender a roupa ou algo do género só para não me doer tanto o coração a ouvi-lo chorar. Mas vai passar, minha querida.
    Beijinho

    ResponderEliminar