quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Alegações finais

Em jeito de resposta aos comentários tão simpáticos que me deixaram no post em que me queixo das noites, tenho a dizer que desde que os sonos da Bárbara descarrilaram, tenho equacionado várias hipóteses. Aqui fica a minha análise.

A fome. Foi logo a primeira coisa que pensei. A minha filha não conseguia dormir com fome.
A Bárbara adora mamar, é completamente sôfrega, e por isso, os alimentos sólidos nem sempre foram benvindos. Inclusivamente, fazia grandes fitas a comer a sopa e cinco minutos depois procurava o peito. Entretanto a pediatra disse-me para não dar, para ela não ficar com a ideia na mamoca. E resultou.
Enquanto as refeições novas foram a minoria, tudo bem. Mas quando ela começou a mamar apenas de manhã e à noite, o caso mudou de figura. Houve dias em que comeu mesmo muito mal (sopas, papas e afins) e à noite, era vê-la mamar como se não houvesse amanhã. 
Mais recentemente, com a introdução do peixe, que ela aceitou muito bem, passou a comer bem a fruta, a sopa com carne, as papas, e agora o iogurte. Mas começaram as noites mal dormidas.
Neste tempo todo, foram raras as vezes em que bebeu leite de substituição, mas apesar de alguma resistência, bebia quando era preciso. Ultimamente não aceita o biberão. Primeiro pensei que era por ser eu a dar e ela pensar "mas porque é que esta parva não me dá o meu leitinho materno?", mas depois o marido tentou dar, os meus pais tentaram dar e o resultado foi o mesmo. Como ela mal via a tetina cerrava a boca, resolvi fazer uma experiência, para perceber se o problema era do leite, ou do biberão e tentei dar-lhe o leite às colheres. E foi assim que ela bebeu 210 ml de leite de substituição. Mas não foi isso que a fez dormir melhor. 
Ah, entretanto segui a dica da Ana, e aumentei a dose de batata na sopa e no puré de legumes. 
Posso dizer que exceptuando uma semana terrível em que ela andou com falta de apetite e a única coisa que tolerava era papa, tem-se alimentado muito bem. 
Ainda assim, ando cá a pensar se o meu leite ainda será suficiente e se ela adormece satisfeita.

Os dentes. Se atendermos aos sintomas que anunciam a chegada dos ditos, o seu aparecimento coincide com o início das noites mal dormidas. Mas já lhe tenho dado benuron, um bálsamo anestesiante, e ainda assim acorda duas, três, quatro vezes. Estica os braços, faz "mmmma, mmmma", vai toda sôfrega ao meu peito, mama uns cinco minutos e volta a adormecer. O que reforça a ideia de ser fome... não? Por outro lado, poderá o mal estar associado aos dentes durar assim tanto tempo?

Frio. Na cama dela ponho um edredon de calor intermédio, um cobertor dobrado em dois e uma colcha. Às vezes acho pouco, sobretudo se não tiver aquecido o quarto, e ainda reforço com uma manta. Mas ela destapa-se bastante, e às vezes ficava sem as meias. Depois resolvemos comprar dois ou três babygrows e assim já fica bem mais confortável e protegida. Se alguém achar isto pouco, que se chegue à frente, sim?

E é isto. Ou é uma destas coisas (ou outra de que não me esteja a lembrar), ou então (Deus me livre!), é o seu novo ritmo de sono. Já houve gente que me disse que só voltou a dormir noites inteiras quando os filhos fizeram 3 anos. Eu acho que a continuar assim, por essa altura já serei uma zombie.
Por vezes também acho que estou a ser uma drama queen. Ok, a pequena acorda muitas vezes, so what? Não é que fique horas aos berros a deitar a casa abaixo. Mas tenho saudades de quando ela dormia a noite toda, e consequentemente, eu também. Ainda agora, que vos escrevo, estou a trocar os olhos e já bocejei umas 34 vezes. Mas não sei, o meu instinto diz-me que há qualquer coisa que não está bem bem no sítio.
Vamos ver como corre hoje. Durante o dia houve muita baba, muita coisa para levar à boca, depois do banho senti-a mais quente do que o habitual, e de facto tinha febre, o que pode ser o bendito do dente. Benuron com ela e já dorme há quase duas horas. Espero que continue assim. Tranquila e descansada, que a mamã está aqui.

3 comentários :

  1. Pois o drama cá em casa é muito parecido. Só é ainda mais grave porque ela nunca fez uma noite interira e já tem 10 meses. Pior: tem noites de acordar às 5 h e pensar que é dia e não querer dormir. Nem ela nem nós. Tal como tu já equacionei tudo mas a conclusão tarda em chegar. Estou com alguma esperança na consulta de hoje. Talvez me esteja a escapar alguma coisa... Boa sorte aí para casa.

    ResponderEliminar
  2. Eu aposto nos dentinhos!
    Se fosse fome, penso que saberias pelo choro dela.
    Também faz pensar se não será a falta da mama. Talvez precise de mais contato contigo. Não sei qual é a vossa rotina mas são apenas suposições...
    Espero que em breve isso tudo se resolva.

    Vai dando noticias... beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Não sei que te diga... mas quanto ao frio posso dar uma dica... a Bia destapava-se toda com 9/12 meses em diante...então eu vestia-a como se fosse para a rua(pijama, meias, carapins, casaco de malha e o seu robe) tapava-a só com o lençol, o qual ela retirava todas as noites, e ela dormia descansada das 9 até às 8 do dia seguinte ( dava o leite das 00h com ela a dormir).....

    ResponderEliminar