quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Os Natais

Ora vamos lá a ver. Eu adoro o Natal. Já tive natais mais tristes, outros mais felizes, mas é uma noite que me enche o coração. Primeiro, porque está cheia de boas memórias, memórias de infância, daquelas que nunca hei-de esquecer, mesmo velhinha e caquética-Deus-permita. Como o pinheiro branco da minha avó M., os seus bolinhos de bolina e de como a casa dela era tão aconchegante e quentinha, especialmente na noite de Natal. Ou o pinheiro natural do meu avô L. com um presépio e-nor-me, tudo enfeitado com brio, para receber as mais de 20-actualmente-30 pessoas. Ou acordar de manhã e ir ver os presentes. Ou estar com os meus primos a ver filmes de Natal, agarradinhos uns aos outros. Tantas tantas.
Para mim, o Natal está naturalmente associado a presentes, mas não é a isso que dou mais importância. É porque nessa altura estou com a minha família, de uma forma que não estou no resto do ano, simplesmente porque moramos a dezenas e centenas de quilómetros uns dos outros. E eu tenho fome de família, por isso o Natal para mim, é isto: Felicidade. Um bocadinho menos desde que o meu avô S. partiu, ele era um dos principais protagonistas dos meus natais. 
Desde que casei, os natais são alternados. Um ano na minha família, outro ano na família dele. E chegou a vez da Bárbara coleccionar as suas memórias. Da casa dos avós paternos e da casa dos avós maternos. Uma cheia de gente, outra um "bocadinho" menos. 
Eu gosto do Natal, mas não começo a pensar nele em Outubro, como as montras no-lo lembram. Em início de Novembro também não, gosto das castanhas e de ver o Outono a fazer das suas às árvores e aos parques. Ainda não me apetece pensar em Natal. Mas daqui a umas semanas, aí sim. Vou ter ganas de enfeitar a árvore, arranjar um presépio, pensar em pequenas lembranças para dar aos mais próximos, entrar no mood, ir ver as luzes, ouvir as músicas, uma piroseira. 
E este ano quero fazer ainda outra coisa. Um calendário do Advento. Sei que começa lá pelo início de Dezembro, são 25 dias de espera. Quero fazê-lo em família, um dia de cada vez. Mas não sei bem como, então andei a ver como é que os outros fazem. E é assim. 











Espero vir cá mostrar o meu. Soon.

Sem comentários :

Enviar um comentário