quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Menino ou menina

Desde que começamos a dar notícia de um novo bebé a caminho, que uma das coisas que mais ouvimos foi: "agora é um menino!", ou a versão sentenciosa "agora TEM que ser um menino". De amigos, de família, sobretudo dos nossos pais. Os quatro avós foram unânimes, queriam um rapaz. Ou porque querem o nome continuado, ou porque o casalinho é que é giro, ou porque nem sei, idealizaram assim. Ora nós cá (nós leia-se eu e o pai) ficávamos contentes com o que viesse. Se fôssemos a olhar a aspectos puramente práticos e económicos, respondíamos logo que queríamos outra rapariga, para que se fosse um rapazito não tivesse que andar de cor-de-rosa. Isto pesa, porque infelizmente e não é só para nós, as coisas não estão fáceis. Do fundo do coração, acho que se houvesse uma balança, a minha penderia uns gramitas mais para a menina, porque adoro ser mãe da que já tenho. Mas como já disse, nunca pensei que isso fosse acontecer. Aconteceu, serei mãe de duas meninas. Por outro lado, penso como seria ter um filho, uma parte de mim gostava de saber. 
Estas coisas da gravidez a meu ver acontecem muito ao nível da fantasia. A mãe fantasia, o pai também, os avós, os irmãos. Acho que é por isso que se lê tanto por aí coisas como "o bebé real" e o "bebé imaginado". A certa altura são mesmo os bebés que fantasiam com a mãe e por aí fora. 
E por isso compreendo que os quatro avós tenham ficado como que desapontados (uns mais, outros menos), com a vinda da minha mais nova. Nem por sombras acredito que vá ser menos amada, menos acolhida. Mas se da Bárbara tivemos direito a sorrisos rasgados quando se soube o sexo, agora temo-los visto amarelos. Isso não nos belisca, porque afinal está tudo bem e o que eu quero mesmo é que continue assim. Mas se este post foi escrito é porque me surpreende mesmo é a quantidade e o tamanho das expectivas em relação a como deve ser constituída a família ideal. Dois pais e dois filhos, um de cada género. É curioso, a minha cabeleireira chegou a dizer-me que a coisa melhor que lhe aconteceu foi ter tido um casal logo à primeira, não ter tido que tentar um terceiro filho. 
Anyway, estamos felizes. Mesmo felizes. 
Ainda hoje fui abrir as gavetas e ver como estão as mini roupas, se servirão, porque a Bárbara nasceu quase no Verão, esta nascerá ainda no Inverno. 
Ainda hoje entrei no quarto da Bárbara e pensei, este é, será o quarto das minhas filhas. Da Bárbara e de uma que ainda não tem nome, mas já tem tanta força de viver. Sou abençoada, acreditem. E que ninguém me venha dizer o contrário.

5 comentários :

  1. Ohhh que giro querida!!!! :)
    Que venha essa princesinha mais nove, cheia de energia e saúde para alegrar ainda mais a vossa vida <3

    ResponderEliminar
  2. Muito abençoada.
    Por ter uma família linda, feliz e cheia de saúde!
    Isso é que realmente importa!
    Um beijinho enorme para os quatro*

    ResponderEliminar
  3. Uma verdadeira benção ser mãe pela 2ª vez. Acredita Sara, em tanta coisa me revejo em ti... quer a forma como lidaste com a primeira gravidez como com a segunda
    . Acredita, o sexo não faz diferença absolutamente nenhuma, tenho a certeza que seria igualmente feliz com um rapaz. E todos os dias digo ao Meu mais que tudo "fomos muito abençoados"!

    ResponderEliminar
  4. Parabéns por mais um menina!!
    Compreendo tão bem esse sentimento que partilhas quanto a rapazes e raparigas e, embora lá no fundo a minha queda fosse sempre por mais uma rapariga, não deixo de me perguntar como seria ser mãe de um rapaz...
    bjs grandes :)

    ResponderEliminar