terça-feira, 28 de maio de 2013

Na minha cozinha #6

Voltando aos risottos. Eu já perdi a conta às vezes que fiz risotto de cogumelos. E faço normalmente como aprendi: os cogumelos cozinham ao mesmo tempo que o arroz.
Mas há umas semanas, no JA ao Lume, o chef Avillez cozinhou este prato e cozinhou os cogumelos à parte. Corrijo, caramelizou e temperou. Da vez seguinte que fiz risotto, resolvi fazer assim. Cozinhei o arroz numa panela e caramelizei os cogumelos numa sertã, com azeite e temperei com sal e pimenta. Julgo que também se pode juntar alho, mas não colocar logo de início para não torrar. Devo dizer que adoptei este método e fiquei fã. Os cogumelos ficam mais al dente e com um sabor muito mais intenso, valorizam mesmo o prato. 
Vivendo e aprendendo.

3 comentários :

  1. Obrigada pela dica vou experimentar!
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Nunca fiz risotto, mas risotto de cogumelos é uma especialidade do meu marido e ele também cozinha os cogumelos à parte. Ah! E usa caldo de legumes (por exemplo a água onde coze os legumes da sopa) para cozinhar o risotto. Fica um pitéu!

    ResponderEliminar
  3. M.P., é sempre importante ter um caldo para o risotto, eu costumo usar caldo de galinha. Mas também pode ser caldo de cogumelos e porque não de legumes? Desde que tenha imenso sabor!

    ResponderEliminar