sábado, 25 de julho de 2015

[caminho de Santiago]

Desde 2009 que tenho vontade de fazer o caminho de Santiago, mas por razões da vida nunca foi possível. Este ano, o da minha estreia, será o Caminho Primitivo e fiquei a saber que se chama assim porque foi mesmo o primeiro percurso feito por peregrinos rumo a Santiago de Compostela.
Somos nove mulheres, tirando as pessoas que nos vão dar apoio e que se vão revezando. Começamos em Lugo, para iniciar a primeira de cinco etapas, Lugo-S.Romão da Retorta. Depois Melide, Arzúa, O Pedrouzo e Santiago de Compostela.

Não sei bem o que me espera, falo não só em termos de dificuldade, mas também da experiência em si. Tenho as minhas motivações, mas não levo muitas expectativas. Prefiro ir receptiva ao que este Caminho me vai mostrar, isto é, como disse uma amiga, como uma esponja.

Deixo as minhas filhas, pela primeira vez. E o Daniel. Ponderei muito, perguntei-me se estaria a fazer bem, mesmo sabendo que não sou a primeira nem serei a última a fazê-lo, por tantos motivos diferentes. Mesmo sabendo que é o vínculo que estabeleço com elas diariamente que importa, haverá uma ausência minha e, onde eu estiver, haverá a ausência deles, e isso traz-me já saudades. Mas, se ainda assim a vontade de ir permanece e a motivação se mantém, então sim, devo ir de alma e coração. Livremente, e exactamente assim, como a A. disse, como uma esponja.

[A Teresinha gostou das minhas botas de caminhada, umas Merrell com sola exterior Vibram, recomendação das mais experientes. Se tiver tempo escreverei sobre o que levo comigo e a minha  pouquíssima preparação].

Sem comentários :

Enviar um comentário