quinta-feira, 22 de março de 2012

Survey

Ora bem, eu acho que nunca recorri aqui ao blogue para pedir opiniões. Mas há sempre uma primeira vez para tudo, é ou não é? EEEEÉ!
Então passa-se o seguinte. Ando a pensar inscrever a B. no infantário.

Prós
Ela pode socializar, brincar, aprender. Não que isso não aconteça em casa, mas é diferente. 
Ganho tempo para trabalhar, organizar coisas várias e também cuidar de mim.
Se tiver o trabalho em dia, posso estar mais tempo com ela, sobretudo sem pensar nas 359 coisas que tenho que fazer antes de ir dormir.
O infantário em que estamos a pensar fica a 10 minutos (a pé) de casa. Qualquer das outras hipóteses são um pouco mais longe, mas pacíficas em termos de distância (de carro).

Contras
Paga-se. Mesmo sendo IPSS. Estar em casa é grátis.
As doenças. Há quem chame aos infantários, os "infectários". Não sei se estou preparada para ver a minha filha doente a cada 15 dias.
Apesar de eu própria ter ido para o infantário com 11 meses, não sei que tipo de acompanhamento é feito a cada criança, até que ponto se importam se ela come ou não come, se dorme ou não dorme.

Para já, visitamos hoje o primeiro infantário, o tal que fica perto de casa. É um edifício completamente novo, arejado, claro e colorido, com imensa luz natural, acesso directo das salas ao recreio, espaço verde (embora pudesse ter uma ou duas árvorezitas) e educadoras com ar simpático. Gostei. Não vi lá nenhuma criança a chorar, ranhosa e desesperada (sim, eu já vi isso algures) e penso que a minha pequenina ficaria lá muito bem entregue.
Dito isto, gostava de saber as vossas opiniões. Acrescentem itens à lista de prós e contras, contem-me as vossas experiências, o que vos motivou a manter as crianças em casa ou porem-nas no infantário e se estão contentes com as vossas escolhas. Obrigadaaaaaaaa!

4 comentários :

  1. Não serei propriamente um exemplo bom em que te possas basear, mas cá vai:
    A Bia nunca andou num infantário mas sim numa ama e foi só enquanto morei no Montijo. Ela entrou para a pré com 2 anos e 9 meses e sempre adorou.... A Carolina irá para a pré apenas com a idade da mana pois tenho ambas as avós reformadas e ficarão com a bebecas à vez! Se não tivesse ninguém a quem deixar iria procurar um infantário tb, no entanto, acho que deves visitar as instalações e tentar estar atenta a certos pormenores.... deixa o teu instinto de mãe observar, vais ver que não irá falhar....Acho que não ajudei muito mas foi o que se pôde arranjar!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    O meu bébe vai fazer em breve 9 meses e tive que o deixar aos 5 quando acabou a licença.

    Estou a adorar o sitio,são muito prestáveis e carinhosas com o pequeno. Só para teres uma ideia, tenho que viajar frequentemente em trabalho, e elas sabem e mandam-me imensas mensagens com fotos dele a mandar "beijinhos à mãma"... :) derreto-me como é óbvio!
    Foi muito bom para o Afonso a ida para a creche principalmente pela estabilização de rotinas, hoje estão completamente implementadas, dorme a noite toda e adormece sozinho sem problemas.
    Além disso quando lá chega de manha e vê os coleguinhas bébes fica excitadissimo, aos gritinhos e saltinhos no colo.
    Estas foram as partes francamente positivas.

    A parte negativa, como referes e bem, foram as doenças. Antes de ir para lá nunca tinha ficado doente, e agora é mesmo de 15 em 15 dias constipado, e já fez 3 bronquiolites. E isto para nós é uma angústia imensa porque não ha nada que possamos fazer.

    E pronto acho que não ajudei muito mas pelo menos dei o meu testemunho.

    :) Boa Sorte na escolha.

    ResponderEliminar
  3. Para já a Francisca tem ficado com os Avós, quer maternos quer paternos. Mas se dependesse apenas de mim, ela ia para um infantário. Óbvio que há a situação das doenças, mas eles vão adoecer tanto no infantário como estando em outros locais. E há sempre a questão das rotinas, de saber que quem cuida deles é a mesma pessoa, que não fazem as coisas de uma maneira hoje e amanhã de outra. De qualquer das maneiras, seja qual for a decisão, pondera as tuas opções e ouve o teu instinto, regra geral, acerta sempre! Beijinho

    ResponderEliminar
  4. A minha opinião é de resguardar os bebés enquanto for possível Principalmente no 1º ano de vida. Se tens a possibilidade de evitar os infantários aproveita. É mesmo muito dificil quando eles estão sempre a adoecer. Acabam por ficar muito tempo em casa pois não podem frequentar o espaço doentes. E regra geral eles adoecem mais nos infantários. Contudo há casos em que é inevitável. No final tens mesmo de ser tu a decidir.

    ResponderEliminar