domingo, 11 de março de 2012

A luz ao fundo do túnel

Estava a precisar deste fim-de-semana como de pão para a boca. Perspectivei muito descanso, muito passeio, muita brincadeira e muita sintonia, um possível starting over nesta confusão que têm sido os meus dias e as minhas noites. 
Mas os planos saíram-me furados, ao ver que as noites voltaram a ser terríveis e que a pequena quase não se tem alimentado. Dou então por mim a fazer malabarismos, não come sopa, então come iogurte, não come iogurte, então e se fosse uma banana, uma bolacha maria, uma papa? Nestas trocas e baldrocas chega o sono, esfrega os olhos, e então é que já não come, e depois são duas horas para adormecer, e quando adormece já é hora de jantar, já quase hora de dormir de novo. E eu, que tenho a palavra "rotina" gravada na testa, não consigo estabecê-la, à mínima distracção tudo resvala.
De repente vejo-me exausta, amargurada, porque queria um bocadinho de estabilidade. De repente não tenho tempo de dormir, nem de me cuidar. Vejo-me sem energia, com dores no estômago, na cabeça, nas costas. Sinto-me a ceder, com as emoções à flor da pele. Não há um dia igual a outro. E por isso não consigo prever, organizar. E pior do que isso, cumprir.
Tem de ser possível haver aqui um ponto de viragem. Porque mesmo que esta seja uma má fase, há aqui maus hábitos a aparecer, e que depois vão ter continuidade. E eu não posso deixar que isso aconteça. 

E é agora que entra a tal luz ao fundo do túnel. Este livro.
Uns amigos nossos já nos tinham falado dele, e depois li também nestas Maravilhas que acompanho diariamente. Registei a informação, percebi que em ambos os casos o livro tinha sido uma ajuda preciosa na implementação de bons hábitos, de dias calmos, noites estáveis, bebés tranquilos. Mas, até certa altura nós tivemos isso. Como já não temos, reli este post, perguntei aos meus amigos se o método E.A.S.Y. os tinha ajudado (disseram que sim, muito), pesquisei no fórum http://www.babywhispererforums.com/, e achei que era uma boa forma de lidar com a situação. Parece que não é pêra doce, sobretudo se aplicado a bebés já com alguns meses e com maus hábitos enraizados, mas há uma frase recorrente lá no fórum, da autora dos livros, que me deixa com esperança. É qualquer coisa como, se forem tão persistentes com este novo método, como eram no caos, vai resultar de certeza. Outra coisa que me animou, apesar de ela chegar a aconselhar pelo menos um dos pais a tirar uns dias de férias para seguir o método à risca, foi ter dito que a situação ficaria invertida em 15 dias, no pior dos cenários. Há que ser muito rigoroso, muito persistente, e não se deixar levar pelo cansaço. E gostei do facto de o método não passar por deixar o bebé aos berros até adormecer.
Estou disposta a tentar. Mesmo sabendo que vai custar, que vou ter que contrariar a minha própria natureza desorganizada, pela nossa paz, pela saúde da minha pequena, pelo seu rico soninho, vai valer a pena. 
Vai daí já compramos o livro (na Amazon), vamos ter alguns dias de espera, mas até lá vou vendo o fórum, preparar-me psicologicamente para o que aí vem e percebendo como as coisas vão evoluindo aqui por casa. E tentar cuidar um bocadinho mais de mim.
E siga. Para a frente é que é o caminho.


5 comentários :

  1. Cá em casa, com muita paxorra e disciplina de ambas as partes, fez maravilhas! As dicas da Tracy são preciosas.
    Boa sorte e muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Acho que me vou inspirar também... A pips anda a ter noite horriveis de novo. Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Acho que eu própria já to tinha aconselhado.... eu via o programa dela no Odisseia na altura da Bia (2003) e olha que retirei de lá muita coisa.... Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pela força, girls!
    Anabela, não me lembro, talvez possa culpar a minha memória de grávida! Como vai a princesinha Carolina?
    Beijinhos

    ResponderEliminar