terça-feira, 16 de junho de 2015

24/52



"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Bárbara, 4 anos - Orgulhosíssima das suas asas e "farinha", e do seu diploma de participação com entusiasmo na aula aberta de Ballet. Adorei ter ido. E pelo que vi, tê-la posto nas aulas de dança tão cedo foi uma aposta ganha.

Teresa, 16 meses - Carinha do pai, benzádeus. Mal chega a casa dos avós, é para este sítio que gosta de ir, sentar-se na soleira da porta. E eu, que nunca fui fã de palmeirinhas no cabelo, não consigo deixar de te achar irresistível assim.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

23/52

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Bárbara, 4 anos - Ela será sempre sensível por demais. Aos dói-dóis que faz na brincadeira, aos filmes que vê e que a deixam emocionada, à forma como é tratada e amada.

Teresa, 16 meses - Tem uma fascinação desmedida pela irmã. Adora-a. O que ela não sabe [ainda] é que é ela própria fascinante, no seu jeito meigo de ser, na forma como procura por nós, como ata os seus braços à volta do nosso pescoço como se nunca mais quisesse largar.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

[a manhã]

Devia estar a trabalhar neste preciso momento, mas tive que parar um pouco. Estou acordada desde as 6.30 da manhã, ainda só tomei um café e estou a fazer um esforço monstruoso para me manter concentrada. E para esquecer a fome. Desta última depois falo. 
A banda sonora também não foi bem escolhida, porque ouvir Quincy Jones só me faz sonhar com banhos de mar, esplanadas e peixe grelhado ao pôr-do-sol. 
Mas a única forma de passar o fim-de-semana relaxada e sem [grandes] preocupações é mesmo deixar o trabalho feito e em dia. Não será impossível se não me dispersar muito. Hoje fiquei em casa e não é difícil arranjar pretextos para interromper. 

Penso muito nas miúdas, no Daniel e nos planos para estes dois dias. Não vai ser um fim-de-semana sem compromissos, mas vão ser dois dias com sol para aproveitar. Temos que ir experimentar a bicicleta nova e a trotinete, e deixá-las correr e brincar, aproveitá-las, estão cada vez mais queridas e eu que me queixo constantemente da velocidade a que o tempo corre, tenho que saber geri-lo bem, agora mais do que nunca. 

[Entretanto mudei de faixa. Música orquestrada deixa-me sempre uma sensação boa de paz e de força. No fim do dia terei tudo pronto, prometo.]

quinta-feira, 4 de junho de 2015

[a festa de anos]

Estivemos até à última na indecisão de fazer a festa de aniversário da Bárbara ao ar livre, no parque da Lavandeira. Sempre gostamos deste lugar. Há alguns anos que tentamos festejar aqui, mas por uma razão ou por outra nunca foi possível. É perfeito. Tem muito espaço para piqueniques, muita sombra, uma esplanada deliciosa, um lago, um parque infantil, e uma zona relvada enorme para estender mantas ou fazer jogos. 
Este ano foi o tempo que nos fez hesitar. Ainda assim, na véspera fomos lá de manhã para fazer um reconhecimento. Escolher uma boa mesa, pensar em como íamos organizar alguns metros quadrados, para decorar, para acolher os convidados e poder ter os miúdos a brincar à volta e em segurança.

Gostava de ter mais e melhores registos. Enquanto espero pelas fotografias tiradas por familiares e amigos, deixo aqui algumas captadas com o meu iphone. 

A Bárbara pediu-me uma festa da Minnie e eu resolvi dar-lhe um twist mais gracioso e menos disney. Não quero que as festas de anos sejam muito centradas no tema, embora o facto de haver um ajude imenso na escolha das cores e dos elementos. É um bom ponto de partida, um óptimo fio condutor. 
A regra foi keep it simple. Comprei os balões e os pompons numa lojinha castiça de artigos de festa. Escolhi noutra loja cartolinas com padrões variados, mas com as mesmas cores, para fazer as bandeirolas [a grande e a do bolo] e as rosáceas dos palitos que a minha amiga S. cortou.
Usámos as árvores para decorar com tudo isto, o efeito foi muito engraçado. E acabou por ajudar os convidados a localizarem o nosso sítio mais facilmente. 
Para a decoração escolhi porta-velas, flores secas, jarras e molduras que tinha em casa. 

O menu foi simples. Com os anos fui percebendo que desperdiçava muita comida, e também percebi do que é que as pessoas gostam mais. O top de sempre são as pipocas e batatas fritas que costumo dispor em copos individuais para os miúdos, para poderem ir reabastecendo. 
O bolo foi feito por mim. Não tenho grande jeito e dá-me medo, sobretudo a finalização. Mas mais uma vez, decidi arriscar e não me saí assim tão mal. Fiz um bolo de chocolate com recheio e cobertura de queijo creme, manteiga e açúcar em pó. Ao recheio acrescentei morangos.  A cobertura rachou, talvez por esta mistura ser mais seca do que a de natas batidas.

A Bárbara ficou radiante, divertiu-se tanto e brincou tanto, que no fim do dia deixou a água do banho preta. E essa foi a melhor recompensa.
O tempo acabou por ajudar. O dia esteve bom, solarengo, com algum vento mas nada de impeditivo de estar confortável, pelo menos para quem se lembrou de ir agasalhado. E tirando isso, não podia ter corrido melhor. A festa da Minnie foi simples, bonita e exactamente o que tinha idealizado.
The end. Happy end. 

terça-feira, 2 de junho de 2015

22/52


"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Teresa, 15 meses - Neste dia agarrou a irmã pela gola da t-shirt e deu-lhe um abraço mesmo longo.

Bárbara, 4 anos - Chega aos 4 fã da Minnie, de t-shirts e sapatilhas. Todos os dias se põe ao meu lado para comparar alturas. Tem ânsias de crescer, mas não prescinde do seu colo. Minha menina pequenina.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

21/52

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Teresa, 15 meses - A energia desta miúda é praticamente inesgotável. É destemida, arrisca a pele. Eu tenho a forte crença de que ela é assim desde que esteve na minha barriga. Aqueles cuidados (às vezes exagerados) que se tem no início de uma gravidez, eu não os tive porque não sabia que estava grávida, e gosto de acreditar que isso fez dela uma guerreira.

Bárbara, 3 anos, 11 meses e 3 semanas - Não quero acreditar que a minha bebé já tem quase 4 anos. Linda por dentro e por fora. A minha bonequinha. O meu amor.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

20/52


"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Bárbara, 3 anos e 11 meses - Aos poucos e poucos vai ultrapassando os seus medos e ansiedades. Desta vez foi o de mergulhar a cabeça na água. Descobriu que adora. Assim como secar o cabelo a seguir, fica tão relaxada e zen. 

Teresa, 15 meses - Deixa-me (nos) de rastos. Não deixa pedra sobre pedra. Tem uma vontade de ferro, mas uma meiguice desmedida.