quinta-feira, 4 de junho de 2015

[a festa de anos]

Estivemos até à última na indecisão de fazer a festa de aniversário da Bárbara ao ar livre, no parque da Lavandeira. Sempre gostamos deste lugar. Há alguns anos que tentamos festejar aqui, mas por uma razão ou por outra nunca foi possível. É perfeito. Tem muito espaço para piqueniques, muita sombra, uma esplanada deliciosa, um lago, um parque infantil, e uma zona relvada enorme para estender mantas ou fazer jogos. 
Este ano foi o tempo que nos fez hesitar. Ainda assim, na véspera fomos lá de manhã para fazer um reconhecimento. Escolher uma boa mesa, pensar em como íamos organizar alguns metros quadrados, para decorar, para acolher os convidados e poder ter os miúdos a brincar à volta e em segurança.

Gostava de ter mais e melhores registos. Enquanto espero pelas fotografias tiradas por familiares e amigos, deixo aqui algumas captadas com o meu iphone. 

A Bárbara pediu-me uma festa da Minnie e eu resolvi dar-lhe um twist mais gracioso e menos disney. Não quero que as festas de anos sejam muito centradas no tema, embora o facto de haver um ajude imenso na escolha das cores e dos elementos. É um bom ponto de partida, um óptimo fio condutor. 
A regra foi keep it simple. Comprei os balões e os pompons numa lojinha castiça de artigos de festa. Escolhi noutra loja cartolinas com padrões variados, mas com as mesmas cores, para fazer as bandeirolas [a grande e a do bolo] e as rosáceas dos palitos que a minha amiga S. cortou.
Usámos as árvores para decorar com tudo isto, o efeito foi muito engraçado. E acabou por ajudar os convidados a localizarem o nosso sítio mais facilmente. 
Para a decoração escolhi porta-velas, flores secas, jarras e molduras que tinha em casa. 

O menu foi simples. Com os anos fui percebendo que desperdiçava muita comida, e também percebi do que é que as pessoas gostam mais. O top de sempre são as pipocas e batatas fritas que costumo dispor em copos individuais para os miúdos, para poderem ir reabastecendo. 
O bolo foi feito por mim. Não tenho grande jeito e dá-me medo, sobretudo a finalização. Mas mais uma vez, decidi arriscar e não me saí assim tão mal. Fiz um bolo de chocolate com recheio e cobertura de queijo creme, manteiga e açúcar em pó. Ao recheio acrescentei morangos.  A cobertura rachou, talvez por esta mistura ser mais seca do que a de natas batidas.

A Bárbara ficou radiante, divertiu-se tanto e brincou tanto, que no fim do dia deixou a água do banho preta. E essa foi a melhor recompensa.
O tempo acabou por ajudar. O dia esteve bom, solarengo, com algum vento mas nada de impeditivo de estar confortável, pelo menos para quem se lembrou de ir agasalhado. E tirando isso, não podia ter corrido melhor. A festa da Minnie foi simples, bonita e exactamente o que tinha idealizado.
The end. Happy end. 

terça-feira, 2 de junho de 2015

22/52


"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Teresa, 15 meses - Neste dia agarrou a irmã pela gola da t-shirt e deu-lhe um abraço mesmo longo.

Bárbara, 4 anos - Chega aos 4 fã da Minnie, de t-shirts e sapatilhas. Todos os dias se põe ao meu lado para comparar alturas. Tem ânsias de crescer, mas não prescinde do seu colo. Minha menina pequenina.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

21/52

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Teresa, 15 meses - A energia desta miúda é praticamente inesgotável. É destemida, arrisca a pele. Eu tenho a forte crença de que ela é assim desde que esteve na minha barriga. Aqueles cuidados (às vezes exagerados) que se tem no início de uma gravidez, eu não os tive porque não sabia que estava grávida, e gosto de acreditar que isso fez dela uma guerreira.

Bárbara, 3 anos, 11 meses e 3 semanas - Não quero acreditar que a minha bebé já tem quase 4 anos. Linda por dentro e por fora. A minha bonequinha. O meu amor.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

20/52


"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.

Bárbara, 3 anos e 11 meses - Aos poucos e poucos vai ultrapassando os seus medos e ansiedades. Desta vez foi o de mergulhar a cabeça na água. Descobriu que adora. Assim como secar o cabelo a seguir, fica tão relaxada e zen. 

Teresa, 15 meses - Deixa-me (nos) de rastos. Não deixa pedra sobre pedra. Tem uma vontade de ferro, mas uma meiguice desmedida. 

terça-feira, 19 de maio de 2015

19/52

"A portrait of my children, once a week, every week, in 2015"

inspirado na jodi.


Teresa, 15 meses - Tem sido um terror para dormir. Ou interrompe o sono nocturno [o dela e o nosso], ou dorme sestas microscópicas e depois fica assim, olhinhos de calimero.

Bárbara, 3 anos e 11 meses - Para ela, posar é isto. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

[fim-de-semana]

Já todos dormem e eu não tenho ponta de sono. Estou para aqui no sofá a ouvir música e a pensar no fim-de-semana. Que bom. A começar pelo calor delicioso, deu para ver as miúdas frescas, ver-lhes a pele dos braços, os pés descalços, as bochechas coradas. 
Comecei o sábado na minha terceira sessão de laser. Esta foi, provavelmente, a última sessão antes do Verão. Continuo satisfeita com os resultados, mas queremos começar a aproveitar alguma praia, e a pele morena é incompatível com este tipo de depilação. Fui com amigas, depois almoçámos, foram-se juntando os maridos e filhos e só bem tarde é que nos separámos. Preparamos a nossa peregrinação, acertamos agulhas, tratamos da maioria das estadias. Os miúdos  fartaram-se de brincar, as minhas andaram contentes da vida, chegaram a casa a dormir e deram-nos uma noite tranquila. 

Hoje foi dia de Corrida da Mulher, por isso, encontrei-me com as mesmas amigas para tomarmos o pequeno-almoço e apanhar o metro até ao ponto de partida. Estava muito calor, mas o espírito era incrível, uma onda cor-de-rosa pelas ruas da nossa cidade linda e cinzenta. Uma das coisas que mais adorei ver foi um homem com um miúdo ao colo numa varanda de um quinto andar, onde pendurou um enorme cartaz a dizer "Força Mãe!". Mais uma vez, maridos e filhos juntaram-se a nós, almoçamos um hambúrguer incrível no Munchie, passeámos mais um pouco e só depois viemos embora. O Daniel resolveu fazer o percurso para casa pela baixa, descer Mouzinho da Silveira, atravessar a ponte D.Luís, seguir pela marginal. O movimento era incrível, íamos passando por esplanadas cheias, por muita gente a passear. A cidade está a fervilhar e é assim que gosto de a ver, não deserta e degradada. 

Foram dois dias fantásticos. Pus-me em modo off, enchi as minhas filhas de beijos, de colo e de mimos e soube-me pela vida. E é nisto que penso, de sorriso na cara. Já todos dormem e eu estou aqui felicíssima, ainda sem sono, e pela primeira vez em muito tempo não lamento nem um bocadinho que amanhã seja segunda-feira.



quinta-feira, 7 de maio de 2015

18/52


"A portrait of my children, once a week, every week in 2015"

inspirado na jodi.

Teresa, 15 meses - Esta semana floresceu. Começou a andar. Começou a dizer "mamã", "papá", "Bá". Quer comer sozinha. E come tão bem.

Bárbara, 3 anos e 11 meses - Está a dias de fazer 4 anos, nem acredito. O que lhe aprecio, o que admiro nela e que espero que nunca perca é a capacidade que tem de dizer o que lhe vai na alma.