quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Planos de viagem


Novembro termina com um frio glaciar, ou isso ou estou [ainda] mais friorenta. Para acabar o mês em alta, vou dar um saltinho a Barcelona ver a minha querida irmã e finalmente visitar a cidade sobre a qual li, reli, vi mil imagens e que sinto que já conheço. Será uma viagem curta, de apenas três dias, mas tenciono aproveitar ao máximo.
Não posso levar muita bagagem, mas levo comigo o próximo livro a ser debatido na Comunidade de Leitores na próxima quarta-feira, "Aonde o vento me levar", de Manuel Jorge Marmelo.

Quando voltar, já será Dezembro e cheirará a Natal.

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Frio



Foto: Getty Images

A minha jarra está assim, cheia de rosas friorentas.
Hoje é a quarta sessão da Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Gondomar. O livro de hoje é "Jerusalém" de Gonçalo M. Tavares.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Saiba o que lhe vai no peito


Comemora-se hoje o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama. A Associação de Mulheres Mastectomizadas "AME e VIVA a VIDA" promove hoje uma acção de sensibilização, alertanto as mulheres para a prática do auto-exame, realização de mamografias e consultas médicas periódicas, distribuindo também folhetos alusivos à doença nas capitais de distrito.
Para simbolizar este dia, esta Associação convida todas as mulheres a vestir uma peça Cor-de-Rosa, para torná-lo o DIA DA MULHER ROSA.
Para saberem mais sobre este dia e esta Associação, vejam aqui.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Livros


A Biblioteca Municipal de Gondomar recebe hoje uma comunidade de leitores da qual vou fazer parte, sob a orientação de Valter Hugo Mãe. Quinzenalmente, e até 17 de Dezembro, espero participar na reflexão e debate sobre alguns livros. O de hoje, primeiro da lista, chama-se "A Baía dos Tigres", e é de Pedro Rosa Mendes. Todos os livros em debate são de autores portugueses, o que acho muito interessante.
Já estava com saudades do mundo dos livros. E do conforto que me traz o cheiro das páginas, antes de focar as letras e entrar numa outra qualquer história.

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

*

Foto: David Goldblatt

Neste momento recordo o meu fim-de-semana longo, extenuante, mas surpreendentemente divertido e bastante diversificado! 
Ver o Porto dar dois a zero ao Paços de Ferreira no Dragão.
O prazer de ter um frigorífico! Nada me soube tão bem como cuidar daquele espaço que vai ser o nosso.
Uma parte da manhã de Domingo em Serralves (a entrada é gratuita até às 14h00m) onde pude ver duas exposições muito interessantes, a de Manoel de Oliveira, e outra que gostava de rever, "Intersecções Intersectadas", com fotografias de David Goldblatt, da África do Sul assombrada pelo apartheid.
Por fim sentar-me aqui, a partilhar estas experiências, cansada, mas com uma grande sensação de quem tem um lugar no mundo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

“Homem transportando o cadáver de uma mulher”


Quis-te tanto que gostei de mim
Tu eras a que não serás sem mim
Vivias de eu viver em ti
e mataste a vida que eu te dei
por não seres como eu te queria.
Eu vivia em ti o que em ti eu via.
E aquela que não será sem mim
tu viste-a como eu
e talvez para ti também
a única mulher que eu vi!

Almada Negreiros