domingo, 28 de julho de 2013

Na minha cozinha #7

Durante uns 15 anos fui completamente incapaz de comer pizza. Comia, adorava, numa bela noite em que por acaso festejava o meu aniversário, enjoei e pronto. Foi a última garfada. Só voltei a comer há poucos anos, mas sempre com muitas reservas. Até que se fez luz e percebi que podia cozinhar pizza em casa, como a minha mãe fazia quando éramos pequenos. Mesmo assim, não o fazia muito frequentemente e quando o fazia comprava a massa. Ultimamente percebi que fazer a massa em casa não é assim tão demorado nem tão difícil. E adoptei uma receita do Jamie Oliver do programa das refeições em 30 minutos e que reza assim: uma chávena e meia de farinha com fermento, meia chávena de água tépida, um fio de azeite,  e sal q.b.. Eu atrevo-me a acrescentar orégãos logo na massa, gosto e pronto. Tudo para o robot um minuto e meio e já está. Tira-se, amassa-se... the works. Para o molho de tomate, e já que estamos em modo easy, também vou mais ou menos pelo Jamie. Três tomates chucha médios, escaldo, tiro peles, sementes, e vai ao liquidificador com sal, vinagre balsâmico, um fio de azeite, um dente de alho e folhas de manjericão. Fica um molhinho escuro e saboroso para espalhar. Esta é a base, depois é fazer toppings com o que há e o que apetece. Na pizza de hoje pus cogumelos porcini, mozarella de búfala, paio e manjericão. Este último acho que perdeu o sabor no forno e acho que da próxima vez vou colocar só no final, quando tirar do forno. Também tenho apreciado deixar a massa com aquela forma mais tosca, sem me preocupar muito com uma forma redonda e perfeita.
Não acredito que este prato feito em casa, seja assim tão malévolo para a linha ou para a saúde. A Bárbara adora, come muito bem e eu fico tranquila, porque fui eu que controlei a gordura e tudo o que lá está. 
Em termos de tempo é perfeito, demorei meia hora incluindo a cozedura e num instante temos uma refeição, acompanhada com uma salada de pepino da nossa horta, com azeite, sal e óregãos. 
Há lá coisa melhor nesta vida?






1 comentário :

  1. Eu adoro pizza! Mas nunca me atrevo nestas caseiras... o meu jeito para a cozinha não é muito, admito. Mas tenho que experimentar um dia!

    ResponderEliminar