terça-feira, 22 de janeiro de 2013

O bolo

Acho que tenho algum jeito para cozinhar. Tenho os meus espalhanços, há coisas que Deus me livre, mas tenho alguma noção de como conjugar sabores, temperos, que ervas aromáticas usar, e acabo por me safar muito bem nas pastas, nos risottos, em pratos com legumes, lasanhas. Só há pouco tempo é que aprendi a fazer um arroz decente, um que não fique empapado e insípido. Vou melhorando.
Se me quero espalhar ao comprido, é só meter-me a fazer um bolo, ou cupckaes, ou coisas assim. E o forno cá de casa é simplesmente... estúpido. Se a receita diz para o ligar a 200ºC, já sei que só posso pôr no máximo a 100ºC, senão tenho tudo queimado em minutos. Detesto-o. Tenho um bem melhor encostado, que comprei para o meu primeiro apartamento, mas só a trabalheira para trocar desencoraja-me.
Hoje apeteceu-me fazer bolo, o deste dia, porque sim, porque chovem cães e gatos, e está frio e é bom para acompanhar o chá. A massa do bolo não dava para errar, era só misturar e bater. Não tem ciência. Mas a cobertura, tinha que ser snobismo meu, um glacé feito com a minha batedeira, e uma clara de ovo e açúcar em pó e sumo de limão e ficou para ali uma papa a saber quase só a açúcar em pó. Resultou muito melhor na Bimby da minha mãe. E já agora, EU QUERO UMA BIMBY, ouviste mãe? Please please please...
Estou sem vontade de provar. Nunca mais faço bolos.




4 comentários :

  1. A sério? Se calhar até está bom! E sem a cobertura? Não está comestível? Estes fornos modernos às vezes são uma seca!!

    ResponderEliminar
  2. Vou te dizer que está com bom aspecto e que me sabia neste momento, maissss que lindamente, a acompanhar a minha chavena de chá!

    ResponderEliminar
  3. Vou deixar uma sugestão: experimenta fazer só o açucar com o sumo de limão! É só misturar com uma colherinha e já está. Não implica sujar a batedeira e o sabor a limão fica mais intenso ;)

    ResponderEliminar
  4. Pitú, temos que tratar disso então!
    Margarida, obrigada pela dica.
    Jo, até está bom. :)

    ResponderEliminar